domingo, 27 de fevereiro de 2011

Teoria #1- O poder do Acaso

"Nada acontece por acaso"
É com esta citação, que toda esta teoria se inicia; tem como significado que tudo está pré-destinado. De qualquer forma, isso não quer dizer que uma descoberta que se tenha feito, não tenha acontecido de forma aleatória. Pode muito bem ter sido decidida pela força superior que é o Destino. Ainda assim o Acaso pode perfeitamente ter influenciado o poder de descobrir-se algo ou de se chegar a alguma conclusão.
Pudemos debruçar-nos sobre um problema e reflectir sobre ele de forma exaustiva, para se chegar a uma conclusão. Mas também há forças à nossa volta, as quais são inexplicáveis, que podem ter influência na nossa forma de pensar.
Exemplo nº1: O poder do Acaso numa descoberta científica:

"Robert Koch tentou insistentemente identificar a bactéria que causava tuberculose. Ele desconfiava que o patógeno se manifestasse no catarro dos pacientes, porém não conseguia identificá-lo no microscópio. Em 1882 ele estava na cozinha da sua casa com uma das suas lâminas que continha uma amostra de catarro contaminado com tuberculose nas suas mãos. Ele acidentalmente encostou a lâmina no fogão de ferro quente para comer alguma coisa. Mais tarde, quando foi olhar a lâmina, ele conseguiu ver claramente os bacilos patogénicos no seu microscópio. Robert é considerado um dos pais da microbiologia e descobriu que, para a identificação de algumas bactérias, é necessário que elas sejam submetidas ao calor primeiramente. Ele ganhou um prémio Nobel pela sua descoberta." in http://hypescience.com/as-10-maiores-descobertas-acidentais/2/
Um acaso levou a que uma importante descoberta fosse feita, influenciando novas descobertas.

Exemplo nº2: A superioridade do poder do Acaso relativamente ao poder da reflexão e de estudos: 
http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2008/02/raio-x_450.jpg
"Vários cientistas do século XIX estudaram os penetrantes raios que se emitem quando os electrões golpeiam um alvo metálico. Mas os raios-x não foram descobertos até 1895, quando o intelectual alemão Wilhelm Röntgen colocou vários objetos em frente da radiação e viu os ossos de sua mão projetados sobre a parede."
in http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2738
Mesmo que fossem feitos estudos acerca do tema anteriormente, um acaso tornou a descoberta muito mais clara e rápida de se descobrir.

 O Acaso, que é uma força claramente relacionada com a sorte; a sorte em algo ter acontecido duma forma e não doutra. O Acaso é também, algo relacionado com o meio. Algo que acontece à nossa volta. Ocorre uma experiência acidental e daí se consegue retirar uma conclusão que pode deveras ter muito significado. O significado da consequência do Acaso, é algo inquantificável. Utilizei exemplos, cujo significado do Acaso foi enorme, de forma a observar o poder também enorme que o Acaso pode conter.

O Acaso não está de todo pré-destinado. Esse tipo de fenómenos acontece todos os dias. O observador desses fenómenos tem de ter é, o poder de observar esses fenómenos e retirar deles o significado que entender. Consoante o poder de interpretação do que o observador viu, obtém-se um significado correcto, incorrecto ou então não se obtém interpretação alguma.

O Mundo claramente evolui com o Acaso, mas é sempre mas sempre em nós, que reside a capacidade de valorizar o poder que o Acaso tem.

1 comentário:

  1. muito obrigada pelos comentários :) ainda bem que gostaste
    eu não li os teus textos, não estou com cabeça hoje, mas vou ficar a seguir, e depois volto para ler :)

    ResponderEliminar